Compliance: O que é? E qual o seu diferencial?

Uma tendência que surgiu nos últimos anos e tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações é o departamento de Compliance.


O departamento de Compliance possui a função de monitorar e assegurar que todos os envolvidos em uma empresa estejam de acordo com as práticas de conduta da mesma. Essas práticas devem ser orientadas pelo código de ética e conduta e pelas políticas aplicadas, cujas ações são especialmente voltadas para o combate à corrupção.


Os benefícios de adotar essa prática na organização institucional de uma empresa são:


  • Preservar a integridade civil e criminal da empresa;

  • Garantia de atuar com ética em todas as relações;

  • Aumento da eficiência dos colaboradores da empresa que trabalham para evitar irregularidades. Por exemplo: a economia de recursos, afinal evita-se gastos com multas, punições e cobranças judiciais;

  • Vantagem competitiva;

  • Ganhos de produtividade.


No contexto da Elcop, o Compliance é o departamento onde são gerenciadas todas as normativas necessárias para seus contratos. É um departamento consultivo e de fiscalização. Seu principal objetivo é garantir que todos os contratos de prestação de serviços sejam executados em conformidade com a lei e que todas as exigências contratuais sejam cumpridas.


Este departamento também tem como função garantir o “Anti Trust” – Corrupção Zero. No âmbito corporativo, uma organização que faz uso do Compliance é aquela que, por cumprir e observar rigorosamente a legislação à qual se submete e aplicar princípios éticos nas suas tomadas de decisões, preserva ilesa sua integridade e resiliência, assim como as de seus colaboradores e da alta administração. É uma forma de evitar e corrigir, se houver, algum indício ou denúncia de corrupção ou fraude.


A adaptação da Elcop à essa ferramenta institucional foi natural, pois acredita-se que a qualidade ética proporcionada ao ambiente de trabalho não vem somente do departamento e sim faz parte do comportamento adotado pela alta direção da Elcop, que mantém a integridade da empresa como prioridade.


Posts Em Destaque